Como Selecionar as Melhores Ações da Bolsa no Stock Guide do GuiaInvest

Tempo de leitura: 7 minutos

Neste artigo você vai a aprender uma forma de identificar as melhores ações da bolsa em menos de 5 minutos.

Para isso, você utilizará o Stock Guide do GuiaInvest PRO. Se você ainda não é assinante, você pode abrir uma conta básica gratuitamente.

Para quem não sabe, o Stock Guide é uma ferramenta que permite que você tenha um visão geral de todos os ativos da bolsa de valores e facilmente identificar quais deles são os mais atraentes para você comprar.

Este conteúdo serve para todos os tipos de investidores, tanto os que nunca investiram na vida quanto aqueles que já tem alguma experiência no mercado de ações.

Por isso, vamos dividir este conteúdo de como selecionar as melhores ações da bolsa no Stock Guide em 3 níveis: básico, médio e avançado. Assim, se você já tem alguma familiaridade prévia com a ferramenta, poderá pular direto para o nível intermediário ou avançado.

Se você for assinante do Guiainvest PRO, também pode ver esse conteúdo em vídeo. Basta acessar a sua conta GuiaInvest PRO > Extras > Treinamento GuiaInvest PRO Experts e assistir as aulas 9, 10 e 11, que totalizam 23 minutos de aula.  

1. Como Selecionar as Melhores Ações da Bolsa no Stock Guide – Nível Básico

Ao fazer login na sua área de membros do GuaiInvest PRO, no canto superior esquerdo da tela você encontra o acesso ao Stock Guide.

Nessa área, você irá encontrar alguns estudos que já estão pré-configurados na ferramenta. No canto superior direito, como você pode ver na figura abaixo, há um botão verde onde você pode criar um novo estudo:

E aqui você pode abrir um estudo em branco e dar um nome para ele:

Pronto, você chegou no Stock Guide.

Perceba que aqui você tem uma lista de todos os ativos cotados na Bolsa de Valores brasileira, com seus códigos na primeira coluna e o nome da empresa na segunda. Perceba agora que no canto superior direito da sua tela, você vai encontrar alguns botões.

1.1. Listas

No primeiro botão da esquerda para direita, haverá um filtro onde já estará automaticamente selecionado “Todas Ações”.

Clicando nesse filtro, aparecerão diversos índices. Se você clicar em IBOV, por exemplo, a sua lista atualizará apenas para ações que fazem partes do índice Bovespa. Observe na figura abaixo, que o número de ações mudou para apenas 64, pois agora nessa nova lista constam apenas as ações que fazem parte do índice.

Perceba que nesse filtro você pode escolher outros diversos índices e selecionar as listas que você configurar previamente. Por exemplo, eu criei uma lista chamada “RADAR” com alguma ações que acompanho. Caso você tenha uma lista própria, você pode selecionar ela. Veja o exemplo abaixo.

Agora você pode fazer um estudo em cima dessas ações que você selecionou. Para fazer isso, você precisa selecionar quais informações e indicadores você quer analisar. Vamos ver isso no tópico a seguir.

1.2. Informações e Indicadores

Ao lado direito da lista que você selecionou para fazer o estudo, há o campo onde você pode escolher quais indicadores você deseja analisar.

Nesta seção você encontra diversas informações sobre a empresa:

  • Cadastro
  • Cotações
  • Indicadores de Mercado
  • Indicadores Financeiros
  • Indicadores de Balanço Ativo e Passivo
  • Demonstrações de Resultado
  • Fluxo de Caixa
  • Critérios de Análise (critérios que o GuiaInvest julga importantes ao analisar uma ação)

Como exemplo, vamos selecionar as empresas mais lucrativas da bolsa. Para isso, vamos em Indicadores Financeiros e escolhemos Rentabilidade / Patrimônio Líquido (ROE), que é o indicador mais comum que os investidores utilizam para avaliar se uma empresa é lucrativa.

Feito isso, agora posso verificar qual foi o ROE das empresas que fazem parte da minha lista.

Para dar mais um exemplo, vamos adicionar um Critério de Análise. Vamos verificar se as empresas tiveram crescimento dos lucros no últimos 5 anos.

Como resultado, vemos que o Itaú (ITSA4) teve crescimento dos lucro nos últimos 5 anos e a Taesa (TAEE11) não teve. A BB Seguridade (BBSE3) e a Irb Brasil (IRBR3) retornaram valores em branco pois as ações dessas empresas estão cotadas há menos de 5 anos. Veja abaixo:

Por fim, vou dar um exemplo de Indicador de Mercado. Vou colocar o indicador de P/L:

Agora, quero falar de duas funcionalidades que o Stock Guide oferece na barra do canto superior direito, conforme abaixo:

O primeiro ícone permite que você exporte para Excel o seu estudo, podendo deixar seu estudo salvo em um arquivo.

O ícone azul permite que você compartilhe o seu estudo na rede social do GuiaInvest PRO, permitindo que outros investidores possam opinar, discutir ou até esclarecer dúvidas sobre os seus estudos.

2. Como Selecionar as Melhores Ações da Bolsa no Stock Guide – Nível Intermediário

Nesta seção, você vai saber como acessar um estudo pré-configurado no Stock Guide, ou seja, um estudo que já esteja iniciado.

Para isso você vai em Stock Guide e no canto superior direito você vai clicar em Criar novo estudo.

Você vai ser direcionado para essa página:

Aqui vamos entrar no estudo Oscilações:

Aqui você vai ver a lista de todas as ações com a Sigla da ação, o Preço Atual, e as oscilações no dia anterior, nos últimos 7 dias, últimos 30 dias, últimos 365 dias, oscilação no mês, no ano, em 2017, 2016 e 2015.

Veja que o estudo vem configurado com a lista de Todas as Ações, como você pode ver no canto superior direito da tela, mas você pode selecionar alguma lista sua ou algum índice, conforme mostramos anteriormente.

Se você quiser saber quais ações mais subiram em 2017, você pode clicar duas vezes em cima da coluna dele que a coluna vai ser ordenada da ação que mais subiu para a que mais caiu. Você pode fazer o mesmo para todas as outras colunas.

A parte boa é que você poderá utilizar esse mecanismo de ordenação em qualquer indicador de qualquer estudo!

Agora, vamos para a parte principal: vamos ver como selecionar as melhores ações da Bolsa no Stock Guide.

3. Como Selecionar as Melhores Ações da Bolsa no Stock Guide – Nível Avançado

Nesta seção você vai aprender a selecionar as melhores ações da bolsa do Stock Guide.

Para isso, você vai acessar Stock Guide, vai no canto superior direito e clicar em Criar novo estudo no botão verde. Nessa nova tela você vai escolher o estudo Check List Fundamentalista, onde você pode aplicar o Método Bala de Prata.

Ao entrar no novo estudo, você vai se deparar com a tela abaixo:

Observe na barra superior você vai ver os 11 critérios fundamentalistas que devem ser levados em conta para se comprar uma ação.

Ao lado do nome de cada empresa, está o score dela, que representa a nota que cada empresa ganha de acordo com o seu percentual de atendimento aos 11 critérios.

Por exemplo, uma empresa que atende 10 de 11 critérios possui score de 9,1 (10/11 = 0,91, 0,91×10= 9,1).

Repare que algumas empresas não possuem o indicador de Dívida/Patrimônio Líquido. Isso ocorre porque empresas seguradoras e bancos não possuem esse indicador nos seus demonstrativos financeiros. Para esses casos, desconsidere o indicador.

Para você ter uma boa margem de segurança, sugerimos que você não compre ações com score menor do que 8.

Empresas com score maior ou igual a 8 atendem a grande maioria dos critérios que julgamos importantes para se investir e isso elimina a possibilidade de você investir em alguma empresa que reportou prejuízos ou que não possui histórico.

Empresas com baixos lucros, sem histórico e com alto endividamento são descartadas automaticamente pelos critérios, pois acabam ficando com score baixo.

Se você quer conhecer melhor o Stock Guide, neste link você vai saber tudo o que ele oferece.