• Santiago Otero

    Quanto é o mínimo de dinheiro que se precisa para investir na bolsa? Li que o mínimo recomendável é de 5000 reais por causa das comissões dos brokers e porque assim se têm dinheiro para diversificar os investimentos e minimizar o risco. Mas eu entendo (pelo que li no artigo) que com 100 é suficiente para começar. Poderiam me explicar melhor essa parte?. Obrigado.

    • Erick Petrucelli

      O lote mínimo para compra na Bovespa é de 100 ações (sem entrar em detalhes sobre o mercado fracionário). Atualmente, é possível localizar algumas boas empresas para investir segundo a Análise Fundamentalista na faixa de 10 a 20 reais a ação. Ou seja, não é possível comprar um lote de ações de uma boa empresa sem ter pouco mais de 1000 pra começar e, claro, considerando que você vai comprar só o lote mínimo de uma ou duas empresas pra começar, o que realmente não é nada diversificado. Existem diversas ações por volta de 1 real (ou até menos), mas certamente estas não são as boas ações em seus fundamentos.

    • Leonardo Ribeiro

      Existe o lote fracionário, onde voce compra a quantidade de ações que vc quiser… (de 1 a 99) , porém, não é muito viável pois o valor pago pela corretagem (taxa da corretora para comprar as ações para vc) acaba corroendo uma boa porcentagem do seu investimento. Por isso acredito que o ideal seria comprar em lotes de 100. A grande parte das ações tem seus preços entre 5 e 30 reais… por isso recomendam algo em torno de 5 mil para iniciar, mas só concluindo, tudo depende do valor da ação.

  • Eduardo Remanaschi Cabrini

    Foi esse vídeo que iniciou a minha trajetória rumo à independência financeira! Hoje já sou Pró no Guiainveste e minhas dívidas estão diminuindo e meus investimentos aumentando! Já comprei algumas ações dois meses seguidos, estou separando parte dos meus rendimentos logo ao receber para investir e também estou buscando novas formas de “criar” dinheiro!

    Os caminhos apontados pelo André são como a estrada de tijolos de ouro do mundo de Oz. Mas cabe a nós trilhá-los com nossas próprias pernas! Estou estudando bastante nestes últimos 3 meses e é muito, muito gratificante ver os resultados começando a aparecer!