• Eduardo Aquino

    Adorei esse artigo, pois estou passando por um momento delicado na minha vida financeira. Tive uma diminuição considerável de capital nos últimos 2 anos e há alguns meses tive outra grande perda. Esse texto serviu para me dar ânimo para recomeçar e não cometer os mesmos erros que eu vinha cometendo e que me levaram a minha situação financeira atual. Sou jovem, mas isso não me dá carta branca para continuar fazendo as escolhas erradas. Além do mais, dinheiro não é um fim, mas sim um meio e estou aprendendo isso aos poucos. Obrigado pela oportunidade de ler esse texto em um momento que eu estava precisando tanto. Continue ajudando incontáveis outras pessoas com seu blog. Abraço!

    • Oi Eduardo, obrigado pelo comentário.

      Fico muito feliz de saber que este simples artigo ajudou você de alguma forma. Meu maior objetivo com estes artigos é ajudar as pessoas a investirem melhor.

      Continue acompanhando este Blog que ainda tem muito conteúdo legal pela frente.

      Forte abraço e sucesso!

  • Bruno

    Boa matéria André. Acho que o mais difícil de fazer na linha do buffet, é ignorar o mercado e avaliar bem o valor da empresa. Quando digo avaliar, vai além dos dados financeiros, mas de saber da competência e integridade de quem a administra. Isso é um ponto fundamental nos critérios de Buffet, mas que para nós fica por vezes bem distante.

    • Oi Bruno, obrigado pelo comentário.

      Concordo com você. Não é tarefa fácil saber sobre a competência e integridade de quem administra as empresas.

      Por isso, Graham, mentor de Buffett, defende que devemos comprar empresas com uma grande margem de segurança.

      Assim, podemos nos proteger de eventuais erros de avaliação.

      Um abraço e sucesso para você!

  • Cosme CF

    Ótimo post André! Continue nos ajudando com seus textos cheios de dicas e orientações, no motivando e nos dando novas perspectivas.

    Ao colega Eduardo Aquino, torço para q tudo continue melhorando e que se mantenha firme em seus propósitos! Gde abraço a vcs!

    • Oi Cosme CF, tudo bem?

      Obrigado pelo comentário e pela participação. Continue acompanhando o blog que sempre tem artigos legais toda semana.

      Concordo com você. É crucial se manter firme em nossos propósitos quando queremos alcançar novos patamares.

      Abraço e sucesso para você!

  • Brilhante André! Não colocar todos os ovos na mesma cesta para mim, é a mais importante. Geralmente o pessoal confunde foco com fazer apenas uma coisa só, mas quando se tem foco e sabe delegar tarefas, é possível diversificar os investimentos ganhando de todos os lugares, evitando, em contrapartida, perder tudo o que tinha investido.

    • Oi Marcos, obrigado pela participação aqui no Blog.

      A questão de diversificação é realmente importante, porém não pode ser exagerada.

      Segundo o próprio Buffett, uma grande diversificação nos investimentos não faz sentido se sabe o que está fazendo.

      Abraço!

  • Clarisse Jeker Marchi

    Mto bom! A tentação de alavancar em pouco tempo é grande! rsrsrs

  • Rodolfo Duarte Alves

    Ótimo post André estou me informando mais sobre ações e achei um artigo que trata sobre a questão de investir em uma ação não porque ela está na moda ou em queda, mas porque ela pode te dar retorno. Ai vai umas dicas que mostram o quanto é importante avaliar na empresa antes de investir na ação
    1.Histórico consistente de resultados;
    2.Preços atrativos sob duas ou mais métricas de precificação de ativos;
    3.Bons níveis de transparência da gestão e governança corporativa;
    4.Liquidez de negociação satisfatória;
    5.Gatilhos para disparar forte alta em horizonte de até 12 meses;
    6.Assimetria de retornos favorável: pouco espaço para perdas, com espaço para ganhos ilimitados.

    Achei bem interessante e validos lembrando que cada um pode adicionar os seus medidores também. Valeu!

    • Muito bom, Rodolfo! Obrigado por compartilhar conosco estas informações. Boas dicas!

      Abraço!

  • Felipe Bistene

    Muito top esse artigo André!!! Parabéns pela explicação deste conceito mundial de “Warren Buffet”, me deu mais uma luz nesta jornada que estou começando; que é o mundo dos investimentos. Muito Obrigado!
    Recomendado e compartilhado !

  • Andrya Menezes

    Para nós mulheres que costumamos ser mais seletivista e moderadas quando o assunto é sobre investimentos.
    E por temos mais dificuldade de adentrar nesse meio de dividendos pela falta de incentivo (educação financeira) principalmente entre nós mesmas.
    Após anos de vidas até crendo que esses assuntos sobre dividendo$ aplic(ações) é algo difícil de obter conhecimento na introdução sobre o assunto.

    O portal é um diferencial pois esclarece de forma mais prática e amplas as questões quais são mais complicada de compreender..
    E quem tá se introduzido para se preparar e (logo) futuramente inve$tir, assistir e conhecer a página e, seus vídeos é uma excelente ajuda.

    Grata”:-)..

  • Luius Cláudio Fernandes

    Minha estratégia sempre foi o dinheiro da bolsa é da bolsa, custe o que custar. Escolhi duas ações pela liquidez que sempre tiveram, pelo preço lá embaixo. Se quero investir com 500 ações, necessário é, ter 1000 ações, onde lucros efetuados com 500 ações, são abatidos nos valores das quinhentas, sempre de olho no preço vendido, para que ao comprá-las, não pague mais do que a que foi vendida. A lógica do mercado é sempre puxar para baixo, uma vez que não se inventa números de ações, ora, se estão fixadas, quando alguém vende, necessário é, que se compre novamente, já que não se fabrica novas ações, então a calma e paciência e que determinam o sucesso, pois a ansiedade não nos deixam pensar.A ideia é zerar o valor pago nas 500.Quem tem ouvidos que ouçam.