• Otavio Ribeiro Medeiros

    Um amigo meu investe em mais ou menos 5 ações e ele já acumula perdas de 15%. Quando perguntei a ele quais foram as razões para ele ter investido naquelas empresas, ele simplesmente não soube me dizer. Até onde consegui captar, entendi que ele foi levado pelo rebanho.

    • Interessante! Obrigado por compartilhar, Otávio. Um abraço!

  • edimar

    Tem uns que aplicam em ações para dizerem que são bem sucedidos, quando perguntado em que tipo de ações aplicam não sabem nem a sigla…imagine entender os fatores básico das empresas. Parabéns pelo seu blog.

  • excelente explicação, muito relevante aos investidores que querem chegar a algum lugar, muitos deveriam ler isso.

  • Antonio Felipe

    Muito bom a dica, André Fogaça. Gostaria de saber se é possível enviar algum artigo sobre previdência privada. Se o investimento vale a pena.

    • Sim, Antonio! Pretendo enviar algum artigo sobre previdência privada em breve. Um abraço!

  • Márcio França

    Boa tarde amigo! Venho por meio desta prestigiar seu interessante texto e habilidade em ensinar finanças. Sou servidor público, tenho 35 anos e nunca havia me interessada no assunto de alfabetização financeira. mas por várias razões comecei neste ano a buscar desenvolvimento pessoal nessa área e ao ler este artigo tenho uma certeza: apesar de gostar muito de leitura, principalmente sobre economia e ciência, mas não conheço absolutamente nada sobre setores produtivos e nem mesmo entrei no mercado de ações por conta disso. Como posso começar a buscar esse conhecimentos?? qual o primeiro passo??? como posso estudar sobre os setores da economia??? qual material, livro, etc??? Desde já muito agradecido pela sua atenção.

    • Oi Márcio, você já está dando primeiro passo, que é acompanhar este blog. Agora, basta continuar lendo e estudando tudo que puder sobre finanças pessoais, investimentos, etc. Existem muitos livros bons no mercado e muitos site e blogs de alta qualidade na internet. Um abraço!

  • Helena Utsch

    Thanks very much for sharing your knowledge with us! I’m leaving abroad right know but would love to buy one of your courses which is the ” Arvore da Riqueza” on my return to Brazil!

  • Eder Alexandre Jung

    Olá André! Assim como o Márcio, também sou servidor público e tenho 35 anos. Sou formado em Administração de Empresas e pretendo em breve começar a investir em ações, mas claro, no momento estou estudando muito a respeito, buscando conhecimento, e acredito que vc certamente pode me ajudar com isso, quero compreender melhor como funcionam as análises técnica e fundamentalista para assim saber em quais ações devo focar minha atenção de acordo com minha formação e conhecimento.

    • Oi Eder, continue acompanhando este blog que tenho certeza que vai lhe ajudar a compreender ainda mais este mercado.

  • Meu circulo de competência é quase nulo. Sou engenheiro civil, mas faz muitos anos que não atuo na área e sou também advogado, mas também faz muitos anos que não atuo nessa área. Como começar a criar um círculo de competência? Qual setor da economia vale a pena incluir no meu círculo de competência?

    • Oi Fernando, você pode criar o seu próprio circulo de competência. Basta decidir qual área você gostaria de aprender e entender com maior profundidade. Depois, é só baixar a cabeça e estudar. Simples assim. Abraço!

  • Janete Barbosa

    Gostei, muito verdadeiro suas dicas… É preciso primeiro conhecer, para depois investir no que já é conhecido. Estou lendo, estudando para tentar entender com profundidade meu círculo de competência…