• Ramiro Gomes Ferreira

    Excelente post, André!

    Dar um foco excessivo no desempenho passado dos fundos é um erro cometido por MUITOS investidores. O mais importante é tentar entender os processos de análise e o nível de disciplina do gestor.

    Olha que interessante o dado abaixo:

    Nos 10 anos entre 1999 até 2009 (31/12/2009), o fundo de ações de melhor desempenho nos EUA (CGM Focus Fund) rendeu 18,2% ao ano. Entretanto, o investidor médio deste fundo auferiu prejuízos de, na média, 11% ao ano.

    Por que isso? Simplesmente porque a maioria dos investidores começaram a investir neste fundo quando ele tinha rendido muito, e resgatavam o investimento depois de uma grande queda.

    É o efeito manada na prática!

    Além do péssimo comportamento, estes investidores não foram nada pacientes, tampouco disciplinados, o que para mim são grandes pilares dos investidores de sucesso (aliás, eu falo mais sobre isso nesta página do meu blog: http://clubedovalor.com.br/investir-dinheiro/ )

    Grande abraço!

  • Raphael Couto Ferreira

    Muito obrigado pelo post André! Estou querendo arriscar um pouco e ir um pouco além da renda fixa para parte do meu capital e esse conteúdo é essencial pra mim. Até então na minha avaliação estava considerando principalmente o desempenho dos fundos nos últimos 2,3 anos. Entretanto confesso que fiquei um pouco de dúvidas após ler seu post. Vou listar aqui elas:

    -“Prefira fundos em que os gestores são os maiores acionistas”: Como consigo essa informação? Pelo que tenho lido até agora, dos materiais publicados pelos fundos, não consegui ver essa informação.
    “Prefira fundos baratos”: O que seria um fundo barato? O desempenho publicado pelos fundos não desconta já as despesas do mesmo?
    -“Escolha os que ousam ser diferentes… A sugestão para evitar cair na mesmice, portanto, é que antes de comprar um fundo você compare as empresas que fazem parte dele com as ações do Ibovespa.”: Empresas que fazem parte do fundo são as empresas nas quais o fundo tem ações? Esse tipo de informação é outra que não aparece na documentação que tenho lido.
    -“Bons fundos fecham as portas… os melhores fundos de investimento não permitem a entrada de novos acionistas.”: Nesse caso não conseguirei entrar em um fundo bom porque estes estarão com as portas fechadas?

    Não me entenda mal, por favor, não estou criticando seu post. Achei ele extremamente valioso. Só que tive um pouco a sensação, após ler o seu post, que os fundos não são algo para iniciantes e que terei que aprender muito antes de começar.