• Moacir Silva

    Tenho tendência pelo value investing, mas não descarto seguir também o growth investing. Tenho a impressão que para seguir a estratégia growth é preciso antes de tudo conhecer bem sobre o setor ao qual pertence a empresa.

  • Thiago Henrique

    Como pretendo começar agora acredito que começarei pela value investin,
    porém acredito fielmente que para se obter valorizações mais
    consideráveis é importante “arriscar” mais. Acredito que conseguirei
    aprender isso observando boas práticas e quem sabe um dia investir em
    uma nova “Lojas Americanas” e ter rendimentos acima da média em 10
    anos.

  • Diógenes Corrêa

    André, quero te parabenizar pelo excelente trabalho.
    Ja sou assinante do guiainvest pro e estou muito ansioso para começar a investir no mercado de ações.
    Acompanhei ao vivo sua ultima aula sobre reduzir em até 90% os riscos de se investir.
    Estou adorando o método value investing. Como sou iniciante, qual livro você me sugere, ou curso pra me aprofundar no value investing? Estou todos os dias estudando a fundo ações, mercado e bolsa. Estou com sede mesmo de me aprofundar. Obrigado.

  • Fernando Reis

    Só fico pensando se os balanços das empresas em crescimento estão fiéis a ponto de serem tomados como pilar para decisão de investimento tipo growth.

  • Renato Prado Dos Santos

    Desculpa o comentário longo, mas meu método é cheio de etapas e não necessariamente segue uma determinada escola: sou assinante da Empiricus (Palavra do Estrategista) e todos os dias recebo notícias do mercado em meu email, com indicações variadas de ações, sempre com alguma recomendação de compra, venda, de neutralidade ou de afastamento de determinadas empresas e de suas ações, também notícias boas e ruins sobre as empresas listadas na bolsa, além de panoramas do mercado e política, e com um grande viés de direita, tenho de dizer. Como é muita informação ao longo do mês, fiz uma tabela e pontuo cada notícia, agrego os pontos mensais e vejo seu comportamento acumulado a cada três meses, assim, mesmo uma notícia ou avaliação furada é diluída no meio de várias outras e mesmo assim, só terá alguma importância num período de 3 meses apenas. Feito isso, elimino todas as ações zeradas, avalio as melhores ações pelo acumulo de boas indicações e pelo seu setor e escolho a melhor pontuada de cada setor (sempre há uma indicação de umas 15-20). Depois, vencido este crivo “fundamentalista” (que é a prática do Palavra), como não tenho dinheiro para comprar todas, faço uma nova análise da tendência do preço em 5 anos, 1 ano, 3 meses, 1 mês e 5 dias, analiso se ela está em queda ou subida, comparo quanto o preço atual está longe e próximos dos valores mínimo e máximo histórico, daí compro se estiver em tendência de queda para vendê-la vencida em ou encontrada uma resistência de alta. Como ó dinheiro é curto para investir, volta e meia compro ação fracionada para aproveitar a indicação da ação em tantos filtros. Reviso tudo a cada três meses, me desfazendo das ações de empresas que não estão indicadas e adquirindo novas bem pontuadas. Embora bastante personificado, tem funcionado bem ao longo do último ano, tenho batido BOVA11 com muita folga. Em relação à renda fixa, sempre tenho comprado Prefixado IPCA e SELIC para anos próximos (2019 2 2021) para mim e muito distantes para minhas filhas (2035 e 2050), rende “pouco”, mas é constante e muito mais seguro que esta loucura toda que eu faço. E por fim, como deixo sempre 50% em renda variável e 50% em renda fixa (sei que estou muito pesado nas ações, mas eu gosto de me aventurar), reequilibro isso a cada nova entrada de capital (a cada três meses), quase que sempre migrando valores da renda variável para a renda fixa.

    • leandro

      Cara sai logo do mercado de ações.se tu for comprar ações pelo que a empiricus diz tu tá ralado.
      Foca nos balanços da empresa estuda o ramo de atividade da empresa e pensa em ser sócio compra so ações ON . Falo por experiência própria não faz especulação tu vai perder todo teu dinheiro .
      O negócio é acumular patrimônio em ações de boas empresas só comprar sem vender. Falo isso pq nunca vi especulador na bolsa ganhar dinheiro .

      • ASouza Melo

        Verdade, Leandro. Empiricus tem comportamento de mercador de peixes.