4 Fatores Para Ter Sucesso Investindo em Ações

Tempo de leitura: 8 minutos

Para ter sucesso investindo em ações é preciso focar em alguns aspectos fundamentais, que vão lhe colocar no caminho certo, por mais que pessoas diferentes tenham visões diferentes sobre o assunto. Acompanhe quais são eles.

Investir não significa especulação

investir em ações

A ideia de um leigo do que seja investir em ações provavelmente envolve corretores com vários copos de café na mesa, monitores piscando com novas informações enquanto telefones tocam freneticamente no fundo de uma sala de operações.

Esqueça todas essas imagens, por favor, pois ter sucesso investindo em ações não tem nada a ver com ter os computadores mais rápidos, a maior quantidade de informações atualizadas ou simplesmente a compra e venda de ações diariamente.

Apesar de vários investidores ganharem muita grana fazendo “Day trade”, isto é, compra e venda de ações diariamente, essa não é a estratégia favorita para a maioria dos bons investidores individuais que consistentemente ganham dinheiro no mercado.

Além de necessitar de uma quantidade inimaginável de atenção e esforços para seguir de perto as ações quase que a todo instante, investidores que fazem negociações diárias tendem a ter outros dois fatores importantes agindo contra eles.

Primeiramente, taxas e comissões cobradas sobre as operações diárias podem acumular-se muito rapidamente, tirando muito dos ganhos feitos com essas especulações diárias.

Segundo, especuladores frequentes têm que pagar mais impostos, diminuindo assim o retorno que cada ação pode trazer. Isso os impede de efetivamente ter sucesso investindo em ações.

Assim como você pode ser um excelente piloto de carro sem saber nada sobre a mecânica do carro, você pode ser um grande investidor sem saber os pormenores de como cada ação é efetivamente vendida e comprada no mercado. Saber como suas ordens saem de um sistema de computadores para outro tem pouca importância para os bons investidores.

Apenas lembre-se que investir em ações é muito parecido com um jogo de xadrez, onde paciência, inteligência e a habilidade de enxergar os movimentos futuros é o que mais importa.

Assim como no xadrez, ao investir é muito mais importante fazer os movimentos certos do que saber mover-se rapidamente.

Investir significa comprar negócios

investir significa comprar negocios

Se as estratégias de day trade e afins não importa para o bom investidor, o que importa? Será que os gráficos de preços de ações tem alguma verdade por trás daqueles números?

Eu já falei disso, e repetirei quantas vezes for necessário: quando você compra uma ação você está comprando os direitos ao lucro daquela empresa. Ações não são apenas pedaços de papel que podem ser negociados.

Você está efetivamente comprando um negócio quando compra uma ação, então é uma boa começar a pensar como um empresário, isto é, um dono de negócio.

Isso significa aprender a ler relatórios financeiros, acompanhar como a companhia realmente faz dinheiro, avaliar tendências, e avaliar quais são os negócios que tem maior vantagem competitiva. Isso também significa ter que saber qual é o melhor preço a se pagar para ser dono daquele negócio.

E para fazer isso você não precisa de habilidades especiais!

Você deve pensar em comprar uma ação assim como você pensa ao fazer qualquer outra compra de grande porte: com muita pesquisa, cuidado e com a intenção de manter essa compra por tanto tempo que for interessante.

Muitas pessoas passam o final de semana inteiro andando de loja em loja para achar um desconto de R$60 numa televisão, mas dão pouca atenção aos milhares de reais que eles poderiam fazer se comprassem a ação certa (ou evitassem as erradas).

Reprisando: investir é um exercício mental que requer muita energia, porém é um exercício que pode ter grandes recompensas.

Você compra ações, não o mercado todo

ter sucesso ao investir em ações

Todos nós acompanhamos os analistas prevendo onde o mercado de ações vai estar no futuro. Uma coisa para se lembrar ao ver todas essas previsões é que investir em ações significa comprar ações particulares e não o mercado com um todo.

Se você comprar a ação certa, você pode fazer dinheiro sem se importar muito com os altos e baixos do mercado em geral.

Outra razão para se desconsiderar as premonições dos especialistas: é praticamente impossível prever o mercado de forma consistente e continuadamente.

Ninguém ainda conseguiu fazer isso, pois há muitas partes se mexendo ao mesmo tempo e muitos fatores desconhecidos.

Ao limitar o seu campo de ação para uma empresa em particular, você pode focar naquilo que realmente sabe ao mesmo tempo em que elimina drasticamente aquilo que não sabe.

Você será capaz de reduzir bastante o cansaço e irritação apenas se ignorar essas previsões de mercado.

Eu já falei em artigos anteriores que ações são bastante voláteis. Mas por quê? Será que o valor de algum negócio realmente muda quase 50% ao ano?

Imagine o caos que seria se o valor da sua casa variasse tanto!

O fato é que o “Senhor Mercado” tende a ser um pouco exagerado, reagindo desproporcionalmente a cada notícia boa ou ruim sobre a economia ou coisas do tipo.

Vantagem competitiva é o que importa

vantagem competitiva

Perspectivas de lucros futuros é o que leva as mudanças nos preços das ações no longo prazo, então é importante saber como a empresa pretende fazer receita e principalmente lucro no futuro para que você consiga ter sucesso investindo em ações.

Vantagem competitiva, ou a habilidade que diferencia a empresa de seus competidores, é o fator mais importante que faz com que a empresa tenha lucros no futuro. Apesar dos esforços da mídia financeira em focar em outros fatores, vantagem competitiva é mais importante que conjectura econômica, que as notícias que tanto mexem com os preços no curto prazo e também é mais importante que uma equipe administrativa de qualidade.

Pode ser interessante comparar o ato de fazer um investimento para ter sucesso investindo em ações com o de uma travessia de oceano num navio. Você não tem muito poder para mudar o clima e nem as correntes marítimas (isto é, o cenário econômico atual). Você pode esperar o mau tempo, que pode afundar seu navio, passar, mas isso faz com que você perca precioso tempo.

O principal fator em seu controle é em qual navio entrar. Pense na capacidade de sobrevivência de um navio como a vantagem competitiva de um negócio e o motor do navio como o fluxo de caixa. Alguns navios têm cascos reforçados de aço enquanto outros são de madeira podre. Obviamente, você deseja escolher os navios que são melhores no mar (com a melhor vantagem competitiva) e aqueles que tenham mais potência no motor (isto é, mais fluxo de caixa).

Apesar do capitão e a tripulação serem importantes (assim como a equipe de administração de uma empresa) a qualidade do navio importa mais. Num bom navio, se o seu capitão não fizer uma besteira muito grande, não há muita diferença entre um capitão bom e um excelente.

Entretanto, não há nada que o capitão possa fazer se o motor do navio estiver quebrado e o navio quase sendo levado para o fundo do mar (isto é, um mau negócio). Para fazer um paralelo com o mundo dos negócios: a estrutura de seu negócio predomina sobre as habilidades administrativas.

É importante notar que todos os navios estarão sujeitos às marés (a famosa volatilidade). E apesar de ser verdade que uma maré favorável levanta todos os navios, isso não diz nada sobre a qualidade dos navios de enfrentar o mar. Tudo permanecendo igual, um navio melhor ainda chegará mais rápido ao seu destino assim como uma companhia com melhor vantagem competitiva irá criar mais valor para os donos de suas ações.

Como ter sucesso investindo em ações: a lição

É extremamente fácil para um investidor iniciante ficar um pouco confuso e seguir o caminho errado ao focar indevidamente nos mecanismos de especulação ou na direção que o mercado em geral está tomando.

Para treinar sua mente apropriadamente, você deve desligar-se das noticias sobre o mercado e focar suas atenções em estudar companhias individualmente e avaliar as habilidades delas de gerar receitas no futuro.

E para você que quer iniciar o caminho no investimento em ações para alcançar sua liberdade financeira, eu preparei uma aula online e gratuita que ensina como analisar qualquer ação da bolsa em menos de 5 minutos.

E aí! Tem focado no que é mais importante para ter sucesso investindo em ações?

Deixe seu comentário ou dúvida aqui abaixo!

(crédito das imagens: shutterstock.com)

  • Carlos Octavio Vieira FERNANDE

    muito bom André !!!

  • Raphael N Silva

    Mas como encontrar uma empresa promissora?

    • alexandre

      Para treinar sua mente apropriadamente, você deve desligar-se das noticias sobre o mercado e focar suas atenções em estudar companhias individualmente e avaliar as habilidades dela de gerar receitas no futuro. E assim que encontra uma empresa promissora.

  • Excelente artigo! Parabéns e Gratidão por compartilhar conosco! Abraços.

  • Só tenho a agradecer por esse texto. Venho lendo os artigos do seu blog, e esse foi um dos que mais me ajudou a prestar atenção ao que realmente importa. Obrigado!

  • William Padilha

    Parabéns, ótimo texto como sempre, com fluidez e didatismo, bastante necessários nesse “estranho” mundo dos recursos ! Não invisto, mas acompanho esse universo e, me corrija se estou errado, mas ter uma aguda atenção ao grau/nível de endividamento de uma empresa/companhia, também é tão importante quanto seus ganhos ou capacidade de obtê-los. Obrigado, continue sempre assim, nós que o acompanhamos só temos a agradecer !!!