• Daniel

    Muito Legal. Parabens marcele. Por toda a dedicaçao e empenho de descobrir um mundo novo.

    • Marcele

      Obrigada Daniel! 🙂

  • Antonio Junior

    Ela pegou um ano muito bom onde a bolsa estava se recuperando e teve um bom rendimento. O problema é que renda variável, como o próprio nome diz, nem sempre traz resultados positivos e ela colocou todo o dinheiro em ações, ficando extremamente exposta ao mercado e sem ter sequer uma reserva de emergência.
    Entrar na bolsa pode ser um ótimo investimento, desde que você tenha uma reserva de emergência, use o dinheiro que não vai precisar por um bom prazo e sabendo que em alguns anos você ganha muito mas em outros também pode perder bastante.

    • Marcele

      Há um erro no texto da entrevista pois não apliquei tudo em ações. Tenho também reservas no tesouro direto.
      Sem sombra de dúvidas peguei um ano excelente. Porém, antes de começar a investir eu não tinha bola de cristal pra saber disso, concorda?
      No meio do caminho, peguei minhas ações no vermelho inúmeras vezes. Sabe pq não perdi dinheiro? Pq tive paciência e não vendi. Bjs

      • Investidor Persistente

        Agora que me liguei que você é a moça do artigo! rsrs…
        Parabéns! Também tenho investimentos e concordo com você, 2016 foi um ano excelente, tanto para ações quanto para o Tesouro Direto. Neste último fechei o ano com rentabilidades de até 60%. Postei tudo aqui: http://investidorpersistente.blogspot.com.br/

  • Michel Martins

    Ótimo artigo! Não perco nenhum post.
    Desde Novembro assinei o GuiaInvest Pro e estou estudando muito o mundo das ações.
    Estou fazendo muitas pesquisas mas ainda não sei como fazer compras periódicas, mês a mês, ou trimestralmente. Já aprendi que devo diversificar, porém como fazer no caso de resultados diferentes de empresas a cada trimestre? Tenho 3 ações que estou estudando, mas, e se daqui a 1 ano essas empresas não estiverem mais com uma avaliação fundamentalista tão boa?
    Digo isso pensando em aportes frequentes para retorno em dividendos.
    Obrigado.

    • Marcele

      Eu periodicamente avalio as empresas e vejo se estão dando o resultado esperado. Além disso, deve ser avaliada a economia e o setor em que a empresa está inserida.
      Caso o resultado de uma empresa seja ruim e lhe incomode, não é problema vender e aplicar em uma empresa “melhor”. Só não é recomendado fazer isso sempre pois há o gasto com taxas, imposto e corretagem. Por isso o ideal é escolher bem as empresas antes de começar a comprar.

    • Wilson Pires – GuiaInvest

      Opa Michel! Se você se basear na estratégia do Value Investing, que é o que recomendamos, o que vai te guiar serão sempre os fundamentos da empresa, eles são o que há de mais importante. Então se por algum motivo, os fundamentos se tornarem ruins, talvez não seja uma boa comprar a ação em questão. Mas lembrando, que somente oscilações em preço, não definem se uma ação é boa ou ruim, pois isso pode ocorrer por vários motivos e se a empresa realmente valer a pena, é muito provável que ela se valorize novamente. Além disso, empresas realmente boas, com um bom histórico de fundamentos, dificilmente vão mudar nisso em curtos prazos. Abraço!

    • Investidor Persistente

      Eu costumo fazer aportes mensais. Se quiser ver como funciona: http://investidorpersistente.blogspot.com.br/

  • Eric Chiavegatto

    Alguem sabe me tirar uma duvida? para quem esta no fundo imobiliario pois nao pode ficar sem o aluguel no mes, vale a pena investir em açoes que pagam dividendos mensalmente? existem acoes boas pagadoras de dividendos que os pagam mensalmente, é garantido isso ou podem não pagar um certo mes ?

    • Wilson Pires – GuiaInvest

      Opa Eric! Tudo bem? A empresa só irá pagar dividendos aos acionistas, caso tenha lucros. Existem sim, algumas que pagam por mês, mas também as que pagam por trimestre, semestre ou só anualmente. Abraço!

    • Wilson Pires – GuiaInvest

      Eric, pode ser uma boa opção dependendo de quanto irá investir e se as ações que pagam os dividendos mensalmente também tiverem bons fundamentos. Pois não adianta você comprar ações só se baseando no pagamento de dividendos, o mais importante ainda são os fundamentos das mesmas. Além disso, as empresas só pagam dividendos caso obtenham lucros. Abraço!

    • Investidor Persistente

      Wilson está certo. Você só receberá dividendos se a empresa tiver lucros. E eles costumam flutuar bastante se compararmos com o “aluguel” dos Fundos Imobiliários. http://investidorpersistente.blogspot.com.br/