Como não arriscar na Bolsa de Valores

Tempo de leitura: 6 minutos

Faça como o Rogério Ribeiro, que aprendeu como não arriscar na Bolsa de Valores a tempo de não perder dinheiro!

O empresário Rogério Ribeiro tem um perfil audacioso: mesmo sem conhecer muito do mercado financeiro, em 2008 decidiu começar a investir na bolsa de valores. No início, tudo parecia ir bem… Era aquela “invencibilidade” que costuma acontecer quando alguém dá seus primeiros passos sem estratégia em ações.

Quando começou a estudar o mercado, viu que isso não se sustentaria e em pouco tempo estaria perdendo dinheiro. Casado e pai de uma filha de 23 anos, o empresário de Nova Iguaçu/RJ conta que, antes de conhecer o GuiaInvest PRO, era totalmente despreparado para o mercado de ações.

Descubra a seguir como Rogério abriu seus horizontes, deixando de arriscar no mercado de ações, e passou a ter uma estratégia definida em seus investimentos!

Resultados obtidos

  • Ganhou conhecimento para investir e não perder dinheiro
  • Deixou de arriscar na bolsa de valores
  • Aprendeu a escolher as empresas certas pelos fundamentos
  • Já recebe juros sobre capital próprio

O Problema

Quando decidiu começar a investir em ações, Rogério Ribeiro foi impulsivo e, segundo ele mesmo, se jogou no mercado sem nenhum conhecimento. Com o perfil arrojado, não se preocupou muito com o que viria pela frente. A época era favorável para os aventureiros, afinal, em 2008, os papéis de uma maneira geral estavam todos subindo. Com isso, ele até que ganhou bastante dinheiro no começo dos investimentos.

“Acho que com todo mundo acontece isso, né? No começo a pessoa dispara, ganha a beça e ganha aquela auto confiança para fazer besteira mais tarde. Então eu não sou diferente, mas foi bom que aconteceu no momento certo. Eu aprendi a lição cedo… Para não cometer esse tipo de erro.”

Quando Rogério caiu em si de que poderia ter prejuízo pela frente, foi atrás de conhecimento, acabou buscando primeiro informações focadas em Análise Técnica, aquele tipo de operação que não se baseia nos fundamentos da empresa, mas apenas no desempenho gráfico dos papéis. Nessa época, adquiriu ações da Oi e se deu muito mal com elas, acabou perdendo muito dinheiro!

“Vi que o movimento é muito errático. Vi que não dá para ter certeza nenhuma naquelas quebras de resistência, rompimentos de barra, um monte de sinais falsos que não são confiáveis. Então eu resolvi buscar o outro lado, o lado da informação, que são os fundamentos da empresa.”

Entre uma pesquisa e outra por Análise Fundamentalista no Google, chegou ao treinamento Árvore da Riqueza, onde adquiriu o conhecimento que até então estava faltando e descobriu como não arriscar na Bolsa de Valores.

A Solução

Depois que aprendeu as técnicas da Análise Fundamentalista, Rogério passou também a utilizar o GuiaInvest PRO, há cerca de dois anos. Além do conhecimento adquirido, sentiu que a ferramenta agregou conhecimento e ainda trouxe a facilidade de reunir em um só lugar todas as informações importantes para sua tomada de decisões.

“O GuiaInvest PRO é de fácil utilização e bem completo. Tento dedicar, pelo menos, meia hora ali por dia e fazer disso um hábito. Assistir aos vídeos, ver os conteúdos para tentar enraizar esses conhecimentos na minha cabeça. Em outros lugares, como a Bovespa, tem várias informações mas estão todas deslocadas, não é tão fácil de encontrar.”

Mesmo tendo passado alguns anos com ações no período de baixa da bolsa, conseguiu ter bons resultados, graças à escolha de empresas sólidas e com bons fundamentos. Ou seja, ele descobriu como não arriscar na Bolsa de Valores.

“Agora que ‘a pipa’ começou a subir de novo, mas já estou com uma empresa da qual vou receber juros sobre capital próprio, porque investi através de fundamentos. Vi que ela estava com desconto em relação ao valor intrínseco e comprei. Estou com ela já há mais de um ano e estou firme e forte. Não pretendo vender tão cedo.”

Com os treinamentos, Rogério também aprendeu a investir em produtos de renda fixa, como Tesouro Direto e CDBs e hoje diz que se sente mais forte para encarar o mercado como um todo.

“Eu não tenho medo do mercado, assim como eu também não tinha antes. A diferença é que agora, além de não ter medo, eu tenho conhecimento. Hoje em dia eu olho para as ações de uma maneira completamente diferente do que eu olhava há uns 5 ou 6 anos. Estou bem mais forte para encarar esse mercado, que é bastante promissor.”

Rogério está determinado a desfrutar no futuro de uma renda passiva, diversificando seus investimentos com segurança. Aos poucos está criando sua carteira para usufruir na aposentadoria.

“Pretendo desfrutar dela no futuro, então de tempos em tempos eu revejo a carteira e vou modificando de acordo com o percentual que eu criei para deixá-la mais equilibrada. Acho que estou no caminho certo ai pra daqui uns 15 anos usufruir disso tudo.”

Além de se preocupar com a aposentadoria, Rogério também se dedica a ensinar para a filha tudo que aprendeu sobre investimentos nos últimos anos, a fim de que ela possa garantir, ainda mais cedo, todos esses benefícios da liberdade financeira.

Descubra como não arriscar na Bolsa de Valores

Assim como o Rogério, muitas pessoas começam a investir na bolsa sem conhecimento. E isso significa que, cedo ou tarde, você irá perder dinheiro. Mas há uma maneira de tornar o investimento em ações menos arriscado: através da Análise Fundamentalista, que olha os dados das empresas e opta por papéis de companhias sólidas.

O GuiaInvest PRO ajuda você a ganhar agilidade na hora de selecionar as melhores empresas da bolsa, reunindo todas as informações em apenas uma ferramenta.

Você ainda poderá tomar suas próprias decisões sem depender das dicas “tendenciosas” dos profissionais do mercado, investindo com segurança através de dados confiáveis. Não tenha mais medo e descubra como não arriscar na bolsa de valores!