• Andre Hanna Farath

    André, parabéns por mais um artigo muito interessante… acompanho seu trabalho há tempo e que bom que compartilha seu conhecimento… abs

    • Oi André, obrigado pelo elogio! Fico feliz de ver sua participação aqui no Blog do GuiaInvest. Um abraço!

  • Mário jorge

    Excelente artigo.Estou iniciando agora a investir em Renda variável(mesmo sabendo que o momente é de incerteza na economia e de alta volatilidade no mercado)e interessado em aprender.

    • Oi Mario, que bom que gostou do artigo. Continue acompanhando que vem mais artigos legais pela frente. E obrigado pela participação. Um abraço!

  • Alexandre Campos

    Boa tarde!!! Muito bom o artigo. Bem esclarecedor e motivacional. Parei a um tempo atrás e estou recomeçando do zero. Obrigado pela ajuda.

  • Celso Martins

    Boa tarde Andre …..Muito bom os seus artigos , sao verdadeiras guias para quem lida com o mercado financeiro. Repasso quase todos , para meus 4 filhos.Sou peq.investidor ja de alguns anos. Tento me guiar por algumas informacoes de desempenho, balancos e balancetes de algumas empresas , que tenho guardado em planilha historica..
    Para decisoes de entradas acompanho os graficos no guia invest . Mesmo assim fico com varias posicoes travadas ( com prejuizos) por longos tempos . Andre ….aonde estou errando? Obrigado pela atencao

  • Dênis

    Por não ser entendido no assunto, prefiro ficar com “um pé atrás”. Ou seja, prefiro agir com muita cautela mesmo. Aprender primeiro, eis o primeiro passo, obviamente. Grato de novo pelas dicas e ensinamento.

  • De todos, me parece que a autoconfiança é o mais prejudicial. É na prepotência de nos acharmos melhores que cometemos nossos piores erros.

    http://www.ricodinheiro.com.br

  • valdir

    agora que estou estudando um pouco sobre ações pretendo investir mais pra frente

  • Geraldo Cosme De Souza Junior

    Muito interessante a forma de abordagem deste artigo. Isso me faz lembrar sempre temos que buscar o equilíbrio uma vez que tanto o excesso de confiança quanto o medo de investir nos levam ao mesmo caminho, que é a perda da oportunidade de fazermos ótimos negócios na bolsa.

    • Perfeito, Geraldo! Obrigado pelo comentário. Abração!

  • wlamir vicente jr

    O equilíbrio, sempre!

  • Rodolfo Duarte Alves

    Acreditar – Isso não deveria existir em investidores. Muitos acreditam que algo vai subir so por que caiu, ou que vai cair so porque esta subindo ou que porque é barato vai subir exponencialmente. Simplesmente uma crença sem fundamentos solidos. Esse é um mal enorme do brasileiro já que só pensamos no curto prazo e pra priorar quando acreditamos que algo vai cair ou subir nunca pensamos em 10% durante seis meses, mas 100% em um ano. Vai entender!

  • Weber Gueraldo

    Os mercados estão globalizados, ações, moedas, commodities, sofrem interferências pelas ocorrências internacionais, tudo praticamente online, tornando a volatilidade alta. Escandalos ocorrem constantemente, violações de informações, falsificações de dados interesses pessoais e corporativos, fazem com que fortunas se movimentem quer sejam valorizando ou desvalorizando. A questão é ter um bom método de administração de risco, pois como já foi dito aqui, uma empresa que apresenta balanço fantástico, em frações de tempo podem ter suas ações desvalorizadas, por ruídos ou fatos omissos até um dado momento. Não existe modelo perfeito, existe maneiras de se proteger, porque o que o mercado fará no momento seguinte ninguém absolutamente ninguém pode prever, essa é a grande verdade. Impossível é o nome que se dá a tudo que ainda não aconteceu.
    Portanto o critério básico na hora de decidir por um ativo é ter a conciência de que não sabemos absolutamente qual o próximo movimento do mercado, então devemos estar preparados para ambos, conscientemente. Sabemos que o mercado se movimenta em função de notícias, mas o quê ele fará com a notícia nunca sabemos.

  • paulo cesar

    resolver problemas de sobrevivência e investimento requer planos de defesa e proteção.

  • Marco Antonio

    Bom… mais informações, sempre bom, novo conhecimento…animado!

  • misael da silva

    Olá sou novo no site, sou pq. investir na bolsa e estudo e pesquiso as empresas para fazer parte da minha carteira de locaçao. Algumas tem dividendo que me faz ri, outras me dá raiva de comprado e colocado na minha carteira de açoes.
    Mas na caso do artigo efeito manada e a falência do jogador acho que sao os piores que vejo.
    Agora terei mas informaçoes e para compra e manter minha carteira de açoes em bons estados.
    Obrigado por este artigo.

  • Nelson Ferreira de Queiroz

    André, você já viu sair uma sequenci na mega sena, de 1,2,3,4,5,em 25 anos de existência desse jogo, claro que não, concordo contigo que o maior numero de jogadores não jogaria estes numeros até ter lido sua opinião da lei da probabilidades.Para tu veres que existe influência, das pessoas, sobre a atitude de outras, pois a gente não vive numa ilha..Poreém concordo contigo que pode ocorrer quwe 10.000 estejm tomando decisões erradas e só um pode estar certo e ter opinião diversa,mas isto é uma atitude humana que não dá para colocar numa análise simplista.Voce por ex. é Gaucho e verifique que os gauchos (91,7%..),torcem ou para Inter ou Gremio(que deve ser o seu caso) ,esses clubes são sempre campeões.Isto indica que é melhor ser conservador , do que arrojado.

    • Obrigado pelo comentário, Nelson! Gostei de suas observações… Um abraço!

  • Genivaldo Gomes Oliveira

    Olá André sou novo nesse mercado ainda estou estudando o metôdo. Estou precisando estudar este sistema desde inicio. Obrigado o artigo é muito bom

    • Obrigado pelo comentário, Genivaldo. Um abraço e sucesso!

  • Charles

    Muito bom,preciso saber mais.

  • almir

    A ilusão do dinheiro fácil: a falta de uma boa preparação para enfrentar um mundo desconhecido faz com que as pessoas não enxerguem todas essas armadilhas.

  • José Vicente Assis

    Se todos levassem a sério estes conselhos muitas corretoras
    iriam à falência. Muito bom!

  • Alexandre

    Olá André. Gostei do artigo, porém tenho só uma observação. Acho que na bolsa, os eventos não são totalmente independentes. Explico: se a ação caiu três dias seguidos, muitas pessoas por acreditarem que os eventos são dependentes, passarão a comprar a ação. No quarto dia de queda, mais pessoas ainda acreditarão que no próximo dia a ação tende a subir e comprarão o papel. Até porque, além de acreditarem em Deus e entidades divinas, as pessoas no mercado de ações têm a crença que, se o preço caiu, uma hora tem que voltar ao patamar anterior. Pois bem, se cada vez mais pessoas começam a acreditar nisso, isso se torna realidade porque quem faz o mercado são as pessoas. Portanto, acredito que exista esse viés, pelo menos no curto prazo. Um abraço.

  • Esli

    Boa noite, André. Amei seu artigo, tem uma linguagem bem clara e consistente. Estou começando no mundo de investimento, ainda não sei nada, mas, penso que seus artigos será de grande ajuda para mim. Obrigada. Forte abraço…!!!

  • Rafael

    Obrigado pelo texto. Mudou totalmente meu jeito de pensar. Tu é gaúcho?

  • Automaniacos

    Ótimo texto.

  • Gilberto Marcon

    Pensamento lúcido é o segredo aqui revelado. Muita pesquisa e “pés no chão”.

  • Guilherme Ieda

    Muito interessante os pontos sitados Andre.
    Os exemplos fáceis de entender e de ótimo aprendizado. O efeito manada acredito que não se aplica apenas para ações assim como qualquer mercado, tanto serviço quanto produtos.
    Att

  • Samanta Nadin Golfette

    Caramba André, que engraçado, você falou umas coisas que na hora lembrei de como penso exatamente isso. Por exemplo, quando você citou a questão de jogar na loteria ou na roleta, que nossas chances sempre serão de 50%, porque esse tipo de situação não tem memória. Sou da área de exatas e o irracional pesa muito nesses momentos!! rs

  • Fabricio Vilela

    O objetivo deve ser um só! Mas antes de entrar na bolsa escolha muito bem as suas empresas, elas são seus filhos, ou pais, como se sentir mais confortável. No meu leigo caso são 7 ações, nenhuma a mais, nenhuma a menos! Vou até o fim com elas. Minha gaveta de escrituras são as ações que eu compro! Sempre compro! Nunca vendo! Igual Tio Patinhas, rsrsrsrs! 100k é o objetivo! I don’t care what happens in the way!

  • Joao

    Acho vc um cara virtuoso e legal. Ja entrei nos meus 35 anos de mercado e ja corri muito com a manada . Hoje, cavalgo meu tordilho, como bom gaucho, com calma e tranquilidade. A los passitos…

  • Olha muito bom André vc tem algumas dicas de como começar um negócio do nada e com pouco recursos vc acha possível

  • Taisa Becker

    Olá André, obrigada por dividir conosco seus conhecimentos. Administrar sua carteira de investimentos, de fato, é uma tarefa que necessita de grande atenção pois existem muitas armadilhas no mercado. Não conheço ninguém que esteja no mercado de ações e em algum momento não tenha caído em alguma delas, mas seguindo seus ensinamentos, pode-se minimizar ou mesmo evitar cometer alguns erros. Valeu pelo artigo.

  • Mário Sérgio

    Excelentíssimo material, parabéns pelos conteúdos! Sou novo em seu bloggler mais já sou seu fã se tratando dos seus excelentes artigos e sua boa iniciativa. Sucesso amigo!